Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

CHELSEA BOOT: UM ELEGANTE RETRÔ EUROPEU FAZ SUCESSO NO BRASIL

      A década de 60 inglesa deixou um legado para inspirar, 50 anos depois, homens do mundo inteiro. A bota de Londres, mas especificamente da cidade de Chelsea, é peça garantida para homens que estão conectados a moda. Feita de couro, material sintético ou camurça, se diferencia de botas comuns por possuir um painel elástico nas laterais, próprio para o calçamento, além de um puxador na parte traseira responsável pela mesma tarefa. Em alguns modelos podemos encontrar zíperes no lugar dos painéis elásticos. 

     
Seu formato remete a um estilo country, que por aqui se conhece como sertanejo, mas quando bem combinada, proporciona algumas opções bastante interessantes e sem a especificidade do sertanejo, ainda mais quando se trata de cores. Em geral, são de bico fino, o que confere um charme todo especial ao look. No Outono/inverno seu uso é mais comum, pois sua combinação com acessórios próprios do frio como jaquetas, coats, sobretudos, cachecóis e casacos é certeira e visualmente muito legal.
Calça com perna longa ou cano dobradinho, em ambos, o esbanjar do charme


O que combina?

A combinação com calça jeans ou de brim justa ou skinny é perfeita, seja com perna longa ou curta, ou até mesmo com o cano dobradinho para realçar o calçado. A calça com a perna longa tende a transformar a bota num sapato social, em razão do formato análogo, o que a deixa elegante também. Já a curta traz um ar mais jovial e leve ao look. A calça rasgada no joelho também confere um ar de elegância exótico e bem jovem.

Modelos camurça da Chelsea boot são muito procurados por serem despojados

O Chelsea boot também funciona com bermuda jeans, de brim ou similar lisa, seja de perna curta ou alongada, combinado com meia curta (visível ou não) e camisa social de manga curta ou longa (dobrada), tanto faz.  A camisa pólo pode substituir a camisa social, mas não é o ideal. Look para ser usado em dias quentes já que a tendência da bota aponta para roupas de frio.
O modelo acima não é do Chelsea boot, mas serve como referência para combinação

O que NÃO combina?

As botas em geral não combinam com camisas de malha e algodão simples (básicas) usadas sem um complemento: blazer, casaco, jaqueta... e com o Chelsea boot não é diferente.

Também não funcionam com calça ou bermuda de tactel, microfibra, ou tecidos finos similares. Tão pouco se recomenda um look estampado ou listado em demasia para combinar com a bota, pois pode trazer uma desinformação.

O social clássico também não é terreno para o uso da bota inglesa, apesar da forte analogia com o sapato social  que existe em alguns modelos.

No mais, siga as dicas e usufrua bastante desse xodó dos homens modernos!